Campanha dos 16 dias de Activismo contra violência baseada no género
Tema: Dados da Violência Baseada no Género em Moçambique e na África Austral
De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística de Moçambique, em 2020, mais de 15100 mulheres foram vítimas de violência no país, 4015 eram meninas. No entanto, a maior parte dos casos não chega a ser reportado às autoridades.
Gaborone/Nairobi, 23 de Novembro de 2023 – A prevalência de violência sexual, física e emocional em vários países da África Austral está entre as mais elevadas do mundo, de acordo com um novo relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC). Em toda a região, uma média de 17 por cento das raparigas e mulheres são vítimas de sexo forçado durante a sua vida e 80 por cento das crianças são vítimas de disciplina violenta em casa na África Austral.
As uniões prematuras também prevalecem na África Austral, com 30 por cento das jovens mulheres casadas antes dos 18 anos de idade. Entre estas jovens noivas, quase um terço (31 por cento) foi vítima de alguma forma de violência por parte do parceiro íntimo no último ano e em toda a região.
Fonte: - https://pt.euronews.com/2022/06/09/mulheres-mocambicanas-lutam-contra-violencia
- Unicef
#África
#Unicef
#StopVBG
#Txekala
Comments
Post a Comment